domingo, 26 de julho de 2009

Candomblé Patrimônio Imaterial do Rio.

DEPUTADO GILBERTO PALMARES (PT - RJ) Foto Alerj.

O candomblé agora é Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, graças à uma lei de autoria do Deputado Estadual GILBERTO PALMARES do PT - RJ, aprovada pelo governo do Estado.
Isto enfraquece a forte onda de intolerância religiosa, discriminação explícita ou implícita sofrida por seus adeptos, pesquisadores, simpatizantes e espaços sagrados. Agora o candomblé tem que ser preservado e respeitada toda sua manifestação cultural dentro do Estado do Rio de Janeiro, e que sirva de exemplo para outros Estados da União.
Parabéns ao DEPUTADO GILBERTO PALMARES!!!

A notícia foi editada pelo Jornal O Globo e está na Internet de 17 de Julho do corrente ano. Vejam:

"RIO - Religiosos e pesquisadores comemoraram nesta sexta-feira a decisão do governo do Rio de declarar o candomblé um patrimônio imaterial do estado. A lei, proposta pelo deputado estadual Gilberto Palmares (PT), foi sancionada pelo governador em exercício, Luiz Fernando de Souza Pezão, e publicada quinta-feira no Diário Oficial. Projeto semelhante, que trata da umbanda, já foi aprovado na Alerj e aguarda sanção do governador.

A museóloga e pesquisadora de Cultos Afro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Márcia Netto comemorou:

- Grande notícia! Acho que muda muita coisa para essas religiões que, até há pouco tempo, eram vistas como folclore ou seita. Vai ajudar a diminuir o preconceito, dar credibilidade e ajudar a desmistificar. O preconceito contra o candomblé vem desde a colonização.

Gilberto Palmares espera que a lei ajude a reduzir a intolerância religiosa:

- A partir do momento em que os cultos viram patrimônio, eles passam a ser mais divulgados, diminuindo a violência -- afirmou o deputado."

(In: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/07/17/candomble-patrimonio-
imaterial-do-estado-756872936.asp)

Nenhum comentário: