domingo, 2 de janeiro de 2011

Hungogwé

Foto em : http://herbaria.plants.ox.ac.uk/VFH/image/index.php?item=3100



Hungogwé
(Rungogüê em Português)


Planta rutácea muito comum na África do Oeste. Seu nome científico é Afraegle paniculata (Schum. & Thonn.). Cresce sob a forma de uma pequena árvore com cerca de 15m.
O fruto, algo odorífico e semelhante a um pequeno limão galego pela parte de fora, é utilizado como repelente de répteis, principalmente para repelir serpentes.

De sua folha são preparados medicamentos de ação na pele, para infecções parasitárias; e preparados analgésicos.

Da raiz são manipulados medicamentos para pacientes portadores de problemas mentais, doenças venéreas, desnutrição, astenias, problemas de ciclo menstrual, problemas pulmonares, e para portadores de problemas do estômago.

A casca e a folha quase sempre curam reumatismo e artrite.



Pretendemos passar este ano falando sobre plantas, algumas de suas propriedades litúrgicas e medicinais que são do conhecimento do amawato (amã-uató), o curandeiro. Algumas das plantas são conhecidas no Brasil e em outros países da África, além de Benin; algumas delas são mencionadas na Web e outras não.
Agindo desta forma estaremos atendendo aos inúmeros e-mails que temos recebido perguntando sobre plantas.
Esperamos que as postagens sejam de grande valia para todos.

Um comentário:

Trinity disse...

Adorei essa curiosidade sobre essa planta pra eu então desconhecida; e quando pensei em sugerir que falasse sobre o assunto:(ervas e propriedades liturgicas e medicinais) já li em seguida o propósito do blog,rs. Um ano maravilhosso pra vc :)