quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tintura Fitoterápica.


Foto em purplesage.org.uk


Tintura Fitoterápica




Modo de se Preparar a Tintura Mãe



Pode ser preparada com a erva fresca ou seca da planta que se quer, no caso de seca verifique o prazo de sua validade e se seu acondicionamento é conveniente para que se faça utilização dela.

Obtenha com a erva fresca quando colhida antes da floração, ou se for usar as flores na própria floração, lave-as bem com água e seque-as, então, selecione a parte que irá utilizar. No caso de frutos maduros selecionados; sementes; cascas, procure lavar muito bem com água.

Quando utilizar o material coletado pique-o em fatia finas e logo após acondicione-o bem apertadinho até a metade de um vidro bem lavado, esterilizado e com tampa, mas se o material for muito duro utilize de um pequeno pilão esterilizado para socar antes de acondicionar no vidro, isso faz com que os solventes penetrem com mais facilidade e reduz o volume ocupado, em seguida preencha com aguardente pura (de preferência) ou álcool de cereais + água filtrada (meio a meio) até a metade restante do vidro e tampe.

Deixe o preparado longe do alcance de crianças e animais, da luz e do calor por 30 dias e ao término deste período filtre em papel de filtro, gaze ou algodão. Está pronta a tintura.

Sua utilização poderá ser interna ou externa, segundo o tratamento, e conforme a orientação fitoterapêutica.

Nenhum comentário: