Este é o Manjericão de folha graúda (Ocimum basilicum).
Este é o Manjericão roxo de folha miúda.
Este é o Manjericão branco de folha miúda (Ocimum americanum). Foto em: http://www.missouriplants.com
Planta muito conhecida no Brasil sob o nome de Manjericão ou Manjericão Branco (Ocimum basilicum, L.) e no Benin sob o nome de akɔhun ou kɔhun em fongbè (Língua Fon) e em maxigbè (Língua Mahi), e Késukésu em Gungbè (Língua Gun).
O sumo (amasìn) das folhas e do caule do akɔhun, além de antitussígeno e anticatarral, é muito empregado em gripes e resfriados, é antiespasmódico, sudorífero e carminativo; também serve para o tratamento de otalgias, de dores no peito, dores do cólon e como antiespamódico em geral; para febres e convulsões, dores de cabeça, diarréia crônica e desinteria; para tratamento da hemorragia nasal e tratamento da gonorréia, também é utilizado para lavagem vaginal quando obtido socado com sementes de Aframomum melegueta e coado, tal assepsia externa tem o objetivo de prolongar o período de gravidez, em determinados casos.
Quando obtemos seu sumo socando folhas de Alchornea cordifolia, Cymbopogon citratus, e sementes de Elaeis guineensis, temos um poderoso medicamento fitoterápico para o tratamento da depranocitose.
Para os casos de esplenomegalia juntamos com folhas de Heliotropium indicum, Hildegardia barteri, Commifora africana, e Croton zambesicus, então colocamos em decocção, obtendo desta forma um banho para tratar a doença.
A gonorréia, a infecção urinária e a nefrite são tratadas com a decocção (infusão fervida) de suas sementes; seu sumo amornado combate otites e sinusites.
No Benin Central as infusões de manjericão são muito usadas para banhar crianças, pela manhã e à noite, para protegê-las das picadas de insetos.
É uma planta muito utilizada em temperos da culinária doméstica, principalmente para temperar a carne.
O odor que exala esta planta não é muito apreciado por ofídeos, servindo para afastá-los do ambiente interno, principalmente.
O manjericão ou manjericão branco é utilizado em banhos rituais, vários preceitos de vodún, e um dos quais de conhecimento “somente” do vodunnon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário