quinta-feira, 6 de junho de 2024

Lissá

Ele é a divindade do sol, da luz, da sabedoria representada pelo camaleão, da consciência, do branco, símbolo da pureza, e detesta o vermelho, símbolo da guerra, inclusive proíbe que seus iniciados façam uso de tudo que possui esta cor. 

Ele forma um par criador com Mawu denominado Mawu-Lissá, e recebe sete nomes que manifestam origens e atributos no Daomé, todos com características próprias, onde Segbolissá adorado como Dadá Segbo, é o maior deles, o Rei Segbo, porquê encarna o princípio do par criador.

Suas oferendas são sempre claras, limpas e frescas, pois alimentos feitos de véspera, não são de seu agrado. É de costume que lhe sirvam um refrigerante ou um suco claro, jamais bebidas alcoólicas, azeite de dendê ou produtos do dendezeiro. Recebe do goro (obi gbanjá), da canjica branca, do acassá, da maçã verde, da lima-da-pérsia, do alface, do coco, da água de coco, etc, como oferendas.

Além do vermelho e de tudo que apresente esta cor, Lissá detesta a carne de porco, a banha e os derivados de porco, recebendo do limo-da-costa (manteiga de karité) quando se faz necessário.

Tanto Gun (Ogum) quanto Lissá são voduns que todo hunkpame possui, além dos vodunsis dos mesmos.Você sabe qual é o nome de Lissá do seu hunkpame Jeje Daomé? 

Para maiores informações sobre Lissá, contate: ifabimi@yahoo.com





Nenhum comentário: