Gbòsú Zoxwεn. Foto em calflora.net
(Pronunciamos gbossu-zoqüém em português)
Clausena anisata, Willd.
Planta rutácea de aroma cítrico e rica em limonóides. É tida como sendo a insulina vegetal, devido ao seu efeito hipoglicemiante é muito utilizada no tratamento da diabetes, seu início, prevenção e em gestantes diabéticas, inclusive na mellitus tipo 2; também possui alguma atividade antibacteriana. São utilizadas folhas e especialmente as raízes para tratamento do diabetes. As análises químicas qualitativa e quantitativa de óleos essenciais de suas folhas revelaram 19 componentes, sendo que 96% eram de fenilpropanóides (Ekundayo, 1986).
É bem possível que o efeito hipoglicemiante do seu extrato radicular, que também foi analisado, seja devido, pelo menos em parte, ao seu conteúdo de terpenóides e cumarina, mas até então, o seu mecanismo de ação hipoglicemiante permanece em grande parte especulativo, e é improvável que seja devido à estimulação de células beta-pancreáticas e subseqüente secreção de insulina. Seu efeito é mais suave comparado ao da Insulina propriamente dita, no tratamento de diabetes, ou seja: É um pouco mais fraco.
Obs. Esta planta é encontrada na África e na Indonésia, favor não confundirem com anis estrelado (Illicium verum), ou mesmo com o anis ou erva-doce (Pimpinella anisum) que é uma planta da família das Apiaceae, anteriormente chamadas Umbelliferae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário