sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Iphan Iniciou o Processo de Tombamento do Terreiro do Ventura.

A notícia abaixo foi veiculada no A Tarde de 20 de janeiro de 2011



Iphan inicia processo de tombamento de terreiro em Cachoeira

A TARDE On Line
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou o processo de tombamento do Terreiro Jeje Zogbodo Male Bogum Seja Unde, no município baiano de Cachoeira, no dia 10 de janeiro, através de uma notificação publicada no Diário Oficial da União.
A partir deste comunicado, o local passa a receber proteção federal e, por esta razão, toda intervenção no terreiro, e em sua vizinhança imediata, deve ser previamente autorizada pelo Iphan. Os proprietários do terreiro podem se manifestar para concordar ou impugnar a iniciativa do Iphan em até 15 dias, contando a partir do dia em que foi feito o comunicado.
Motivo - O processo de tombamento se fundamenta no elevado valor histórico e etnográfico do terreiro, a ser inscrito nos Livros do Tombo Histórico e do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, conforme proposta em fase de elaboração a ser avaliada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
O tombamento deverá então corresponder ao conjunto de bens imóveis do terreiro, incluindo o sítio natural e os elementos edificados ou de espécies arbóreas referenciais dos ritos Jeje, a exemplo das Casas de Hospedagem, do Oiá (Altar), dos Pejis (cerimoniais) de cima e de baixo, com salão, "ronco" e cozinha sagrada, a Casa dos Antepassados, 12 Árvores Sagradas, o riacho Caquende - ODÉ e as margens ou lados: Aziri e Avinagé.
História - A ocupação histórica do Terreiro da Roça do Ventura, remonta ao ano de 1858. É depositário e responsável pela preservação de umas das tradições religiosas de matriz africana, mais particularmente da liturgia do Candomblé de nação Jeje-Mahi originaria nos cultos às divindades chamadas Vodum. O Seja Unde tem fundamental importância na conformação da rede de terreiros do Reconcavo Baiano e sobretudo para a formação histórica do Candomblé como uma instituição religiosa. 
...............................................................................................................................................................

O Jeje está em festa, é Janeiro, é presente dos voduns! Agradecemos a todos que se engajaram na defesa desta causa e fiquem certos que os voduns lhes retribuirão. Ifabimi.

Nenhum comentário: