Legba, Kpassezun, Ouidah.
Quando Legba era ainda um jovem, Lisá disse que iria mostrar aos outros filhos voduns, e que eram mais velhos, quem seria o chefe, e que na qualidade de chefe teria o papel de fazer várias coisas ao mesmo tempo, vigiando a criação e intermediando os homens com seus apelos junto a seus pais no céu, então, tomou de um tambor, um sino, um gongo e uma flauta e falou que aquele que tocasse todos os instrumentos aos mesmo tempo, mas também dançasse e cantasse, seria o chefe de todos os demais. E os deuses foram vindo...
Veio Sógbó em toda sua força...mas nada conseguiu, veio Sakpatá, Gu, e todos enfim vieram cheios de pujança, mas nenhum deles conseguiu, era muito complicada a coisa para se fazer.
Lisá, conhecedor do filho caçula que tinha, reuniu os demais e chamou Legba na presença de todos dizendo: Toque os instrumentos cante e dance!
E assim Legba fez tocou os quatro instrumentos ao mesmo tempo em que dançava e cantava!
Sua cantiga dizia “ Se a casa está em paz, e se o campo está fértil, eu ficarei muito feliz!”
Então Lisá disse a todos: Legba é o chefe!
Esta lenda explica porquê do acúmulo de funções deste vodum, ora guardião de cidades, de templos, de casas e pessoas; ora mensageiro no Fá trazendo respostas e intercedendo pelos homens; ora o chicote da justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário