Foto em http://www.universetoday.com |
O ano que irá iniciar é consagrado à divindade feminina e criadora Máwu, associado ao princípio masculino Lisa (Lissá) no par criador Máwu-Lisa, a lua e o sol, o ocidente e o oriente, o equilibrio gerador da vida. Após criar o agbé (mundo), Máwu-Lisa designaram a gigantesca serpente Ayidohwedo que auxiliou na criação dos vales e montanhas para que o sustentasse, de modo que o planeta não se desintegrasse, assim sendo passou a receber como alimentação constante o ferro para lhe dar energia e sustentabilidade. A alimentação da serpente ficou como sendo função de dois macaquinhos vermelhos que até hoje vasculham o oceano pelo metal de seu sustento e que com o tempo começou a diminuir no fundo dos oceanos, então, Ayidohwedo agora passando por períodos de fome chega a morder com mais e mais força seu rabo, o que podemos sentir nos abalos sísmicos, para que o mundo não se desintegre enquanto os macaquinhos vasculham por mais alimento. A alimentação com o ferro que gera energia em Ayidohwedo nesta lenda daomeana é símbolo da sustentabilidade ambiental, do que devemos e do que não devemos fazer para que o nosso Planeta Terra continue sendo a nossa casa.
O ano de 2012 por ser um ano da criadora, é o ano de todos os seus filhos, e de todos os voduns. É um ano muito complexo pois traz características dos sete últimos anos decorridos e de seus voduns. É um ano que adverte que deve haver união e paz, e que nosso Planeta Terra é um lar... e dentro de um lar deve haver paz e união entre irmãos, e nunca exposição ao perigo ou a ameaças, e como boa mãe criadora de seus filhos, Máwu tende a corrigir e educar... É ano de auxiliarmos aos macaquinhos na procura pelo ferro, pela energia vital, pela sustentabilidade, cada um de nós fazendo seu papel, preservando a natureza no dia-à-dia.
Máwu é simbolizada pelo crescente lunar e pelos bordões cruzados (que algumas vezes podem ser vistos no fetiche de Ayizan) ou cruz globulada adinkra (Nyame Nwu Na Máwu) símbolo da imortalidade da alma e da ligação entre o céu e a terra, matéria e espírito, oriente e ocidente, lua e sól, que não podem viver independentemente, pois um não existe sem o outro.
O ano de 2012 traz forte conscientização das pessoas no mundo quanto a proteção ao meio ambiente, a energia termonuclear deve ser fonte de recurso quando se conhece e se tem a capacidade de remover a radiação da natureza (da atmosfera, oceanos e rios, dos vegetais, dos animais e do próprio homem) em caso de vazamentos de reatores. O homem por enquanto não possui esta tecnologia, este domínio, que por enquanto deve ser estudado.
Este ano traz organização através da constituição de leis para muitos países que renasceram para uma nova era, traz avanços tecnológicos e econômicos para países pequenos. É um ano onde as águas, os abalos sísmicos, conflitos EUA - Oriente, ainda serão o assunto principal, mas tenderão a diminuir devido a intervenções e conscientização popular com o meio ambiente.
O primeiro dia deste ano deve ser utilizado para se consultar o Fá (Ifá) para se resolver questões pendentes e avaliar como será o ano para você, e à partir daí realizando-se os preceitos que se fizerem necessários.
É um ano de nos pormos em dia com os voduns.
Que Máwu mi nô (Deus nossa mãe) abençoe a todos e nos façam mais tolerantes e justos.
Um Feliz Natal e Um Feliz Ano de 2012 a todos!
Da gbó si aó!!!
Ifabimi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário