sábado, 20 de novembro de 2010

Sá Medji - Respeito Pelas Mulheres.

Ago!
Unto e acalmo minha língua com ami vovo para falar sobre você Sá Medji.

Sá é rico, faz muito barulho,
o som do sino chega à Terra...
foi o que se mostrou para Yá Odù no dia
que desceu à Terra, e também
para Ogun e Obatalá, entre os quais
Odù foi a única mulher.
-O que vai acontecer quando chegarmos na Terra?
Olódùmarè respondeu:
-Tudo o que você quer obter na vida,
vou dar-lhe o poder para fazê-lo,
para que o mundo se torne um bom lugar.
(Ogum marchou em frente, Obatalá se seguiram,
Odù é deixada para trás).
Voltando-se, perguntou:
-Criador, até lá haverá
o poder da guerra de Ogun? Ele tem um facão,
ele tem uma arma, ele tem tudo o que precisa
para lutar.
Obatalá também tem todas as qualificações
para alcançar qualquer meta que escolhe.
Então, o que me resta, a única mulher
entre eles? O que devo fazer?
Olódùmarè disse: O poder da maternidade
que mantém a Terra intacta, pertence a você.
O poder dos Pássaros pertence a você.
Vou dar-lhe uma cabaça grande,
preenchida com todas essas coisas.
Odù, volte. Sabe
como usá-los?
Odù respondeu:
Se os humanos não me escutam,
nem sequer pedem meu conselho,
então, eu vou lutar!
Se as pessoas me perguntam por dinheiro ou crianças,
Eu vou ser indulgente para com elas, desde que
elas não sejam grosseiras;
pois se isso acontecer eu terei tudo de volta.
Assim está bom para mim.
O Criador disse: Mas use de
seu poder com firmeza e não
com violência, ou eu o tomarei de você.
Desde aquela época, por causa de Odù,
as mulheres têm o poder de sempre dizer o que querem,
pois, na ausência das mulheres
os homens nada podem fazer.
Odù veio para a Terra.
Em todos os bosques sagrados de Egungun entrou livremente,
e também nos bosques de Oro.
Em todos os lugares onde os espíritos eram adorados
a mulher se apresentou.
Ah! O velho estava exagerando, e Odù
caiu em desgraça!
Ifá foi consultado em seu nome.
-Ei, você! (Ifá disse)
-Você tem que se acalmar!
-Por que eu iria fazer isso?
-Por causa do poder que lhe foi dado,
explicou o Awò, é para que as pessoas
não descubram o que é.
-Eles não vão, respondeu Odù, pois ninguém viu
como o Criador me deu esse poder!
-Sacrifício de qualquer maneira! Aconselhou o Awò.
-Não! (Respondeu Odù).
Ninguém vai tomar o meu poder e levá-lo para longe de mim.
(Eles não sabem sobre ela).
Então, ela o colocou no pano de Egungun.
e saiu em campo aberto.
Não havia nada que ela não fizesse nesses dias.
Obatalá foi a Ifá, disse:
Ei! O Criador deu-me autoridade sobre a Terra,
mas essa mulher Enérgica leva tudo à mais.
Não há nenhum lugar onde ela não vá.
Ifá confortando Obatalá disse:
Ninguém pode arrancar o mundo de suas mãos.
O mundo não vai estragar. Sacrifício: caracóis,
um chicote, e oito dinheiros. "
Quando Obatalá sacrificou Orunmila disse:
Não se preocupe, a adoração irá retornar para você.
Entretanto, foi assim que, quando Odù disse:
Não olhe! E as pessoas que ainda olharam,
ficaram cegas.
Vamos viver juntos, disse ela a Obatalá,
Dessa forma, você pode ver tudo o que faço.
Obatalá tinha sacrificado caracóis ao seu Ori,
e em seguida bebeu o líquido das conchas.
Você quer alguma coisa, Odù?
Ela bebeu e seu estômago se acalmou.
Oh, eu descobri uma comida deliciosa,
O líquido do caracol é doce.
E assim Obatalá deu-lhe
todos os caracóis que ela desejava.
Mas todas as coisas que você tem,
todas as coisas que você faz?
Vou compartilhar tudo isso com você, respondeu Odù.
E então, quando ela foi evocar Egungun,
e dizendo que estava com medo,
Obatalá foi com ela.
No bosque sagrado vestiu o traje,
mas não poderia produzir um som como Egungun.
Mais tarde Obatalá adicionou um rosto para se cobrir com a roupa,
tomou o chicote, e falou com a voz de Egungun.
Ele, então, saiu.
O povo disse: Esta é verdadeiramente
uma aparição de outro mundo!
Ele até pôs medo em Odù.
Quem colocou esta roupa tão rápido?
Quem falou com aquela voz irreconhecível?
Então, o homem conquistou a mulher
através da esperteza.
Obatalá passou por toda a cidade
como um Egungun.
Vendo que ele não estava em casa e
reconhecendo-lhe o traje,
Odù libertou o pássaro da cabaça,
que foi pousar no ombro do mascarado.
Daquele momento em diante, era tudo o que podia fazer Egungun.
Foi por causa do poder das Aves...
Quando Obatalá, o Egungun, chegou em casa,
contou como tinha feito tudo,
colocou o chicote para baixo
e cumprimentou Odù.
-Você pode ter Egungun, disse ela:
Nunca mais será a mulher quem ousa vestir o traje,
mas o poder que utiliza será de nossa propriedade,
e quando você sair, eu vou dançar para você.
A partir de agora só os homens sairão como Egungun.
Mas ninguém, nem os homens, nem as crianças e nem os velhos,
ousarão zombar das mulheres.
O poder das mulheres é maior.
As mulheres dão a vida por meio de parto,
e qualquer homem pode querer fazê-lo,
as mulheres devem ajudá-los ou eles irão estragá-lo.
Então, eles cantaram juntos, e Obatalá disse
que toda semana todo mundo louvasse as mulheres,
para que o mundo fosse pacífico.
Flexionassem os joelhos, dobrassem os joelhos para a mulher,
para a mulher que os trouxe a este mundo;
as mulheres são a sabedoria na Terra,
as mulheres nos trouxeram a este mundo;
devemos ter respeito pela mulher.

Nenhum comentário: