PAPOINFORMAL é voltado a tradição cultural religiosa afro-brasileira do candomblé da nação Jeje, e em especial do segmento Mahi no Brasil.
domingo, 14 de novembro de 2010
Apetebi e Iyanifá: Distinções na Origem do Ifá.
Apetebi e Iyanifá, como se distinguem os termos em Ile-Ife, antiga capital cultural e do Ifá tradicional yorùbá?
“Apetebi é o nome dado à esposa de Orunmilá. É também o nome que Orunmilá deu para a esposa de um Babalawò."
No Odù de Ifá Ogbe Sá, Ifá dá a história de como Apetebi se tornou a esposa de Orunmilá. Ifá diz que Orunmilá entrou em guerra na cidade de Ilu Obirin depois que todos os esforços dos outros orixás foram infrutíferos. Orunmilá consultou Ifá, fez o sacrifício próprio e, posteriormente, foi capaz de derrotar a insurreição em Ilu Obirin. A cidade de Ilu Obirin era habitada somente por mulheres. Estas mulheres foram amarradas com cordas e levadas de volta à cidade onde residiu Orunmilá. Quando chegaram na cidade os conselheiros de Orunmilá queriam matar todas as mulheres. Em vez de matar as mulheres Orunmilá decidiu torná-las Apetebis.
A diferença entre uma Apetebi e uma Iyanifá (sacerdote de Ifá feminino) é que uma Apetebi não é necessariamente a iniciada para Ifá, mas é a mulher de um Babalawò. Considerando que uma Iyanifá não é apenas iniciada para Ifá, mas uma sacerdotisa do Ifá.
Depois que uma mulher casa com um Babalawò, ela é obrigada a limpar a área da casa de Ifá à cada 5 dias. É necessário manter a área limpa, onde repousa Ifá. Ela estará sempre levando água para os visitantes quando eles chegam em casa. Ela também precisa honrar o seu marido e não pode ser rude. Ela deve ser respeitosa para com todos, com seu esposo e Omo Awos. Ela deve ser a guardiã dos segredos de seu marido e ter cuidado com suas palavras fora de casa.
Os deveres de um Babalawò para com uma Apetebi inclui tratar sua esposa com respeito. Ele não pode brigar ou usar de palavras duras para com ela, mas deve ser suave, temperado e paciente. Se surgir um problema entre um Babalawò e sua Apetebi, o mesmo deve ser resolvido amigavelmente.
Ao alimentar a Ifá a Apetebi deve trazer o Esin e usar esse material para orar. Há muitas canções específicas para a Apetebi. No templo Oketase em Ile-Ife, a Apetebi têm o Aro, que são funções específicas para Apetebi nos festivais Agboniregun e Ifá. Quando um Odù está sendo realizado a Apetebi têm o Orin que é cantado especificamente naquele momento. Em cada ocasião, há muitos trabalhos necessários e as funções que a Apetebi deve executar. Através dessas muitas tarefas é que as esposas de Orunmilá recebem as bênçãos de Ifá.
O respeito que é dado a um Babalawò é também dado à sua Apetebi. A Apetebi tem poder. À ela foi dado por Orunmilá os búzios à luz divina para seus clientes em sua ausência. A Apetebi tem poder divino com o erindilogun. Ela tem acesso a todas as casas de Orixá. No entanto, ela nunca pode entrar na casa de Odù ou Oro. Esses lugares são proibidos para mulheres. A Apetebi usará o Ide Ifá e o cloting tradicional. E mais: O babalawò nunca pode se sentar no lugar onde uma Apetebi acaba de ter desocupado.
A Apetebi é um membro valioso da comunidade do Ifá.
Omo ti a fi etebi ki a ma pe ni Apetebi
Lubedo siko aya mi no
Ajagbakira aya mi ni se
Eri mi e dasi yayaya
Edo koyaya
O to ka daesi doko nu ka wa sere gba yi o
Emorora ka o emo ku aribo ode o
Ifa ati orisa a gba wa o ase!”
(In: http://orishada.com/wordpress/?p=578)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário