Foto Wikipédia. |
É um dia festivo porquê no dia 26 a Igreja Católica celebra sua memória, e no dia seguinte realiza-se a sua festa, e nos terreiros de candomblé também são comemorados, juntamente com os espíritos infantis dos gêmeos, e dinvindades infantis ou erês, dentro do sincretismo religioso.
Ainda é de costume se fazer o Caruru de Ibeji (divindade gêmeas nagôs) em alguns terreiros mais tradicionais de candomblé na Bahia, oferecendo-se o primeiro delicioso alimento na bacia de ágate e pondo-se ali 7 meninos para comê-lo em comunhão conjunta.
Vamos à receita, destacando-se que algumas casas não colocam pimentão, castanha ou amendoim, e outras usam do camarão fresco inteiro e descascado, deixando o seco para tempero, e não batem em liquidificador...
"Receita do Caruru
Ingredientes (para 25 pessoas):
200 quiabos
1 kg de camarão seco
6 cebolas brancas grandes
2 pimentões graúdos(a gosto)
1 porção de castanha de caju assada e moída
1 copo de amendoim torrado e moído
Azeite de dendê
um pouco de gengibre ralado (uma colher de sobremesa)
Como fazer:
Lave bem os quiabos para que saia a baba, separe sete, inteiros, para oferecer aos ibejis. Corte o restante em cubos bem pequenos. Bata no liquidificador o camarão e todos os temperos, depois refogue no azeite quente e coloque os quiabos cortados. misture bem todos os ingredientes na panela coloque a água quente, ponha um pouco de azeite e deixe cozinhar. se achar necessário ponha mais azeite(aos poucos) e se o quiabo estiver ainda duro…ponha mais um pouco de água quente."
Fonte:
Rosilda Oliveira, em Cultura Baiana
http://www.culturabaiana.com.br/caruru/
2 comentários:
Adorei a receita. Ficou ótimo o novo layout e mais legível. Parabéns pelo excelente trabalho.
Ètchéhoun.
Postar um comentário