Mulher mina de Agoué com sua criança. Foto do ano de 1900. |
Mina é uma denominação dada aos escravos que tinham sido embarcados no porto de São Jorge da Mina para as Américas. Esta denominação é imprecisa, pois podia abranger diversas etnias (segundo a Wikipédia em português).
...............................................................................................................................................
Bem, o surgimento disso se deve ao fato de que quando os portugueses estabelecidos em Gana buscavam pelo ouro, motivo inicial da construção do Forte de São Jorge da Mina (El Mina), acabaram por denominar não somente a localidade costeira, mas também os negros de diversas etnias existentes no local e arredores envolvidas com a mineração por: Negros minas.
O Quilombo da Salamina da localidade de Putumuju em Maragojipe parece ser mais uma boa prova da presença mina no Brasil, visto que sua formação é muito antiga e
em língua mina, além dos dialetos aparentados, significa “limpar a mina", referindo-se à atividade, ou "limpa-mina", ao que exerce esta atividade (srà mina; sla mina), evidenciando o trabalho de extração do ouro que envolvia essas tribos na África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário