Conhecido pelos minas como Wangashi, pelos fons como Amo e pelos franceses como Fromage, o queijo que outrora era somente muito bem aceito e vendido nos mercados de Paraku e arredores, no Benim, foi conquistando consumidores e atingindo mercados além da África Ocidental.
É confeccionado com o vinagre de maçã, que lhe confere um sabor muito especial. Apresenta um capeamento de tonalidade avermelhada oriunda de ervas de grãos comestíveis da região, como o sorgo, ou da beterraba, quando é produzido fora da região.
Quer tentar fazer em casa? Não há mistério, é tudo muito simples.
INGREDIENTES
1 litro de leite integral
1 xícara de vinagre de maçã
1 beterraba média ou folhas de sorgo para coloração (opcional)
EQUIPAMENTO
Prensa de queijo; coador de nylon ou de pano
Liquidificador ou Processador
PROCEDIMENTO
Despeje a frio o vinagre de maçã no leite fresco. Aqueça a mistura em fogo brando e vá mexendo suavemente até que comece e termine o processo de coagulação. Coe e recolha o queijo formado.
Depois de retirar o queijo pode opcionalmente mergulhá-lo em suco de uma beterraba média, e se quiser salgá-lo, ponha sal ao seu gosto, geralmente é produzido sem sal, adicionando-se o sal na receita que você fizer com ele como ingrediente. O suco da beterraba pode ser extraído com o auxílio de um precessador ou de um liquidificador com um pouco de água filtrada. Ferva o queijo na solução vermelha por 10 ou 15 minutos, dependendo da espessura do queijo. Deixe esfriar. O seu queijo Amo está pronto!
Costuma ser consumido frito com um bom molho de pimentas por cima, mas você pode consumí-lo à sua moda.
🥧🥂🍴🥣🌼♥️
Nenhum comentário:
Postar um comentário