Amiwo ou djèwo é a pasta de farinha de milho, geralmente temperada com azeite de dendê, outros temperos e sal a gosto para ser servida. Essa pasta geralmente quando é feita com o fubá de milho, temperada com azeite de dendê e enrolada em folhas de mamona (carrapateira) é denominada de acassá vermelho, mas a massa tradicional é produzida à base de farinha de milho.
Para cada três partes de água postas a ferver acrescentamos seis partes de farinha de milho e os temperos que irão na massa. Quando fazemos uma galinhada, o molho resultante deve ser acrescentado na pasta posta a cozinhar, descontada antes a quantidade de água que cozinhará a farinha de milho.
Pode se fazer a pasta pura com ou sem sal, com ou sem caldo de frango, com os temperos do adôwè (postado), ou sem pimenta malagueta, cebola ou alho. Nos pratos atuais colocam-se inclusive o caldo de galinha liofilizado. O que não é comum no amiwo é colocar bicarbonato de sódio, porque a massa da pasta tem que ficar bem consistente e não pode inchar.
Curtiu o amiwo? Então está dando para perceber de onde se origina a polenta italiana, não é mesmo? Observado que o milho é uma planta tropical, tem seu metabolismo com quatro carbonos (Ciclo do Ácido Glioxílico).
Fácil?
Experimente fazer e poste uma foto com a TAG #PAPOINFORMAL.
♥️😋🥂🌿🌼🐱
Nenhum comentário:
Postar um comentário