sábado, 22 de abril de 2023

Aklan Loso




Certa vez Oxum se envolveu com um homem chamado  Djehun Djoke (o que se levanta para ir comer) e foi consultar Aklan Loso para saber sobre o seu amor. O sacerdote jogou Ifá e lhe transmitiu que deveria ter atenção, antes de tudo respeitar os seus interditos alimentares de não ingerir grãos de painço, sorgo e outros milhetos para que nada de mal lhe acontecesse. Oxum respondeu-lhe que sempre respeitou os seus interditos, e se foi.

Dizia-se que o homem amado por Oxum se transformava em serpente e que costumava sair à noite para caçar. Até que Oxum envolveu-se com ele de fato e dormiram juntos. Depois desse acontecimento ela começou a sentir fortes dores na barriga e resolveu fazer imediatamente outra consulta ao sacerdote de Ifá. O sacerdote jogou e disse-lhe que estava com os grãos, que lhes são proibidos de ingerir, congestionando o funcionamento do seu intestino, mas como teria sido se ela não comeu grão nenhum? Segundo o Ifá quem teria comido os grãos teria sido um rato que entrou em um recinto onde estavam estes grãos e depois seu homem transformado em serpente o caçou e comeu.

Chegando à noite quando o homem se transformou para ir caçar, acabou sendo caçado e eis que dentro de sua barriga ainda estava o rato, e morto.

                                                                                      -Aklan Loso-

                                 

Deusa Oxum, de Bernadett Bagyinka

Nenhum comentário: