domingo, 16 de abril de 2023

Ori é o Único.

Orunmila disse que sempre se abaixa ao entrar na porta. Ifa fez a pergunta: 'Quem dentre vocês divindades poderia acompanhar seu devoto em uma viagem distante pelos mares?' 

Xangô respondeu que poderia acompanhar seu devoto em uma viagem distante pelos mares. 

A pergunta foi feita a ele, 'O que você faria se depois de viajar por uma longa distância, caminhando e caminhando você chegasse a Koso e na casa de seus pais eles preparassem sopa gbegiri,  amalá de farinha de inhame? E se eles lhe oferecem orobô e um galo?' Xangô respondeu: 'Depois de comer até ficar satisfeito eu voltaria para casa.' 

Xangô foi informado de que não poderia seguir o seu voto em uma viagem distante pelos mares.  

Orunmila disse que sempre se abaixa ao entrar na porta. Ifa fez a pergunta, 'Quem dentre vocês divindades poderia acompanhar seu devoto em uma viagem distante pelos mares?' 

Oyá respondeu que poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares. 

A pergunta foi feita a ela, 'O que você faria se depois de viajar uma longa distância, caminhando e caminhando, você chegasse na cidade de Irá e na casa de seus pais eles matassem um animal grande, e te oferecerem uma grande tigela de egbô?' Oyá respondeu: 'Depois de comer com satisfação, eu voltaria para a minha casa.' 

Foi dito a Oyá que ela não poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares.  

Orunmila disse que sempre se abaixa ao entrar na porta. Ifa fez a pergunta, 'Quem dentre vocês divindades poderia acompanhar seu devoto em uma viagem distante pelos mares?' 

Oxalá respondeu que ele poderia acompanhar seu devoto em uma viagem distante pelos mares.  

A pergunta foi feita a ele, 'O que você faria se depois de viajar por uma longa distância, caminhando e caminhando, Você chegasse na cidade de Ifon e na casa de seus pais matassem para ti uma galinha grande cheia de ovos, se te oferecerem duzentos caracóis temperados, sopa de legumes e melão?' Oxalá respondeu dizendo: 'Depois de comer à vontade, eu voltaria para minha casa.' 

Foi dito a Oxalá que ele não poderia acompanhar seu devoto em uma viagem distante pelos mares.  

Orunmila disse que sempre se abaixa ao entrar na porta. Ifa fez a pergunta, 'Quem dentre vocês divindades poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares?' 

Elegbara respondeu que poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares.  

A pergunta foi feita a ele: 'o que você faria se depois de viajar por uma longa distância, caminhando e caminhando, você chegasse à cidade de Ketu e na casa de seus pais eles te oferecerem um galo e bastante óleo de palma?' Elegbara respondeu, 'Depois de comer até ficar satisfeito, eu voltaria para a minha casa.' 

Foi dito a Elegbara que ele não poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares.  

Orunmila disse que sempre se abaixa ao entrar na porta. Ifa fez a pergunta, 'Quem dentre vocês divindades poderia seguir o seu devoto em uma viagem distante pelos mares?' 

Ogun respondeu que poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares.

A pergunta foi feita a ele, 'O que você faria se depois de viajar por uma longa distância, caminhando e caminhando, você chegasse à Irê e na casa de seus pais te oferecem feijão frito, e matam um ajá para ti junto com uma galinha: E se te oferecessem cerveja de milho e vinho de palma?' (*) Ogun respondeu dizendo: 'depois de comer com satisfação, Eu cantaria à Ijalá alto e alegremente voltando para minha casa.' 

Foi dito a Ogun que ele não poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares.  

Orunmila disse que sempre se abaixa ao entrar na porta. Ifa fez a pergunta, 'Quem dentre vocês divindades poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares?' 

Oxum respondeu que ela poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares. 

A pergunta foi feita a ela, 'O que você faria se depois de viajar uma longa distância, caminhando e caminhando, você chegasse à Ijumu e na casa de seus pais eles te dessem bastante acassá  junto com yanrin e cerveja de milho? Oxum respondeu dizendo: 'Depois de comer com satisfação, eu iria cavalgar em pequenos pedaços de latão de volta para minha casa.' 

Oxum foi informada de que não poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares.  

Orunmilá disse que sempre se abaixa ao entrar na porta. Ifa fez a pergunta, 'Quem dentre vocês Deuses poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares?' 

Orunmilá disse que poderia seguir seu devoto em uma viagem distante pelos mares. A pergunta foi feita a ele, 'O que você faria se depois de viajar por uma longa distância, caminhando e caminhando, você chegasse na colina Igeti, e na casa de seus pais lhe oferecessem dois ratos velozes, dois peixes que nadam graciosamente, dez galinhas com grandes fígados, duas cabras pesadas com feto, duas vacas com chifres gordos e preparassem inhame amassado, e preparassem acassá de farinha de inhame, e se você tomasse cerveja de milho bem feita, e levasse pimenta de jacaré e boas nozes de cola?' Orunmilá respondeu dizendo: 'depois de comer com satisfação, eu voltaria para a minha casa.' 

Orunmilá foi informado de que não poderia acompanhar o seu devoto em uma viagem distante pelos mares.  

O sacerdote de Ifá ficou estupefato, ele não podia dizer uma palavra porque não entendeu a parábola. 

Orunmilá, confesso minha impotência. Por favor, reveste-me de sabedoria, Mapo na cidade de Elere, Mokun da cidade de Otan, Mesin da cidade de Ilawe, Mapo na cidade de Elejelu: Gbolajokoo, descendente de presas. Que faça a trombeta do elefante. Orunmilá, você é o líder, eu sou o seguidor. Você é o sábio que ensina coisas sábias como a relação de alguém. 

Ifá, a pergunta é: 'quem dentre as divindades pode seguir seu devoto em uma viagem distante através dos mares?'  Ifa disse: 'é Ori, é Ori sozinho quem pode seguir seu próprio devoto para uma viagem distante através dos mares.' 

Orunmila disse: 'Quando um sacerdote de Ifá morre, as pessoas podem pedir que seus instrumentos de adivinhação sejam jogados na cova; Quando um devoto de Sango morre, as pessoas podem pedir que seus instrumentos de Sango sejam jogados fora; Quando um devoto de Oxalá morre, as pessoas podem pedir que sua parafernália seja enterrada com ele.' 

Orunmila perguntou, 'Desde que os seres humanos estão morrendo, que cabeça é separada de seu corpo antes do enterro?' Ifa disse: 'é Ori, é Ori sozinho quem pode acompanhar o seu próprio devoto para uma jornada distante pelos mares sem voltar atrás.' se eu tiver dinheiro é Ori quem louvarei. Meu Ori, é você. Se eu tiver filhos na terra, é Ori quem louvarei. Meu Ori, é você. Todas as coisas boas que tenho na terra, é meu Ori à quem darei meu louvor. Meu Ori, é você. Ori, eu te saúdo, Você que sempre se lembra de seu devoto, Você que abençoa seu devoto mais rapidamente do que outras divindades. Nenhuma divindade abençoa um homem sem o consentimento de seu Ori. Ori, eu te saúdo. Você que permite que as crianças nasçam vivas. Uma pessoa cujo sacrifício é aceito por seu próprio Ori deve regozijar-se excessivamente!  

De Dezesseis Grandes Poemas de Ifa UNESCO (1975), de W. Abimbola. 

                                                                                          -Guda Mèdji-

 

(*) No Brasil, bem como em outras tradições Ogum recebe bode ou cabrito e galo vermelho.

Este lindo poema destaca a importância do Ori (tá para os jejes, etá para os mahis, é ele o intercessor entre a divindade e o devoto. Se Ori está bem, tudo estará bem na vida do devoto.



Nenhum comentário: